domingo, 26 de dezembro de 2010

Vidas cruzadas

3º lugar no Concurso Farroupilha 2011


    Nossa existência é um presente divino. Não percebemos o quanto somos importantes na vida de outras pessoas, mesmo que estas não sejam tão próximas. Existem três acontecimentos que me fizeram refletir sobre minha existência: A leitura de um livro, meu irmão e a morte de um primo.

    O livro Veronika decide morrer do Paulo Coelho é uma história encantadora que conheci em 2002, indicado por uma amiga. Conta a história de uma mulher jovem e solitária que tentou suicídio ingerindo remédios, acorda dias depois no hospital psiquiátrico com o diagnóstico grave: sete dias de vida, apenas. Porém, na espera de sua partida ela decide viver cada minuto como se fosse o último e, assim, aproxima-se do esquizofrênico Eduard e eles fogem no sétimo dia. Ao acordar no dia seguinte ao lado do rapaz, ficou surpresa, ocorrera um milagre, estava viva . Seu diagnóstico era uma mentira sabiamente arquitetada pelo Dr. Igor, a maneira que ele encontrara de Veronika decidir viver.

    Ainda em 2002, conheci a história de uma família cuja mãe morreu após uma gravidez complicada e doenças respiratórias. O bebê teve que aprender desde cedo a lutar para sobreviver às doenças, a falta de cuidados de mãe e falta de recursos da família para cuidar e mantê-lo. Essa criança guerreira que passou por duas cirurgias e por todos esses problemas, hoje é parte da minha família, é meu irmão de coração, esbanja saúde, energia e alegria pela casa.

    O último e mais recente acontecimento foi a morte trágica e prematura de um primo, Emanuel, na data com 2 anos de idade. Foi vítima de um atropelamento, infelizmente não resistiu. Eu estava na sua casa no momento do acidente. Cheguei minutos antes para escolher um presente de aniversário para uma colega entre as bijuterias confeccionadas pela minha tia. Quando entrei na casa, deparei-me com uma carinha toda suja de sopa, estava sentado sozinho à mesa. Dei um beijo em sua bochecha, como de costume, foi o último. A mãe do menino estava grávida e presenciei os gritos, a correria, a culpa do motorista e a notícia inesperada.

    Cada uma dessas histórias me tocaram-me de uma maneira diferente: o livro, o irmão e o primo. Nunca pensamos o quanto somos importantes para a vida de alguém, de muitos na verdade. Quem diria que a criança que perdeu a mãe tão cedo faria parte da minha família? Quem imaginaria um ciclo de vida tão curto para o Emanuel? Como eu saberia que aquele seria o último contato com meu priminho? Paulo Coelho jamais pensou que suas palavras atingiriam com tanta persuasão a minha vida.

    Mesmo indiretamente, cruzamos a história de muita gente e a nossa existência faz a diferença. Precisamos acreditar que cada dia de vida é um milagre, que deve ser celebrado e bem vivido ao lado de pessoas que nos fazem feliz.

5 comentários:

  1. Nossa Bru, seu texto me tocou profundamente... Pensar na vida, e o quanto as pessoas são inportantes na nossa vida... to chorando e emocionada... pois exatamente hj meu primo estaria fazendo 30 anos de vida e no entanto faz 12 que ele nos deixou... bjos

    ResponderExcluir
  2. como vc sabe, uma amiga nossa precisaria ler este texto para, quem sabe, compreender a profundidade da sua ação.
    adorei a crônica, instigante, sábia, prazerosa de se ler.

    beijos e parabéns pelo novo layout do blog: perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Brú!!!
    Adorei seu blog e seu texto, me fez refletir.
    Obs.: fiz um outro comentario mas deu pane no pc e ele se foi, por isso esse tah meio pobrinho.
    rsrrsrsrrrsrs, bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Olá parabéns pelo trabalho e pelo blog. Gostaria que visitasse meu blog que é este: informativofolhetimcultural.blogspot.com
    nos siga abraços
    Ass: Magno Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Li quase todos os livros do Paulo Coelho e Veronika decide morrer é ótimo, virou até filme, mas ainda nem assisti :/

    Passamos pra agradecer os comentários e desejar um 2011 maravilhoso!

    Bezinhos nossos,

    Deínha e Nenê

    ResponderExcluir