quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Infância, um tesouro a descobrir

A infância está cada vez mais ameaçada, através da violência, da sexualidade acentuada e incentivada em crianças pequenas e o jogo de empurra dos responsáveis pela educação.
Tenho convivido com crianças e educadores diariamente, isso promove incríveis aprendizagens e trocas, onde percebo que educar está muito difícil e apavorante tanto para os pais quanto para professores.
A violência é um grande problema presente na realidade de muitas crianças. Existem vários tipos de violência e todos eles causam uma reação defensiva na criança. Quando se aproximam de outros colegas, muitas vezes empurram, batem os ombros em quem se aproxima, não demonstram amizade e carinho pelo outro. Estão se defendendo, se protegendo da maneira como aprenderam, viram ou acham apropriado.
Outro fator relevante é a aceleração no desenvolvimento da sexualidade, ou melhor, o interesse se amplia de acordo com a intensidade de estímulos que recebem, e não são poucos. As imagens na televisão, fotos e vídeos nas redes sociais são apontadas como os maiores agravantes.
Porém, a orientação e garantia dos direitos da criança dependem principalmente da família. É preocupante que essa responsabilidade tem sido delegada apenas às escolas, como se as quatro horas diárias que as crianças passam nas instituições fossem suficientes para a sua formação integral enquanto ser humano. Educação vem de casa, a escola é a continuidade. E como é difícil continuar algo que começou errado, debater valores.
Uma amiga, também professora, reclamava das constantes mentiras e irresponsabilidade de seus alunos em mais uma volta de recreio escolar conturbada:
- Quem chutou a canela do fulano? Fui eu? Claro que foi. Também fui eu quem derrubou o beltrano na pracinha.
E ficou surpresa que mesmo após a dramatização excêntrica aos alunos, permaneceram todos com a famosa cara de paisagem, como se tudo fosse muito normal, ignorando todas as suas responsabilidades e culpas como os vilões das telenovelas.
As crianças só precisam ser crianças! Está na hora de resgatar a simplicidade, criatividade e alegria da infância. Jogar e brincar com amigos, acampar no pátio de casa, pular amarelinha, elástico, jogar bola de gude, empinar pipa, jogar futebol no campinho, pular corda, jogar peteca, brincar com vai e vem e bilboquê. E assim quando chover e fizer muito frio, o futebol até pode ser transferido para o vídeo game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário